Novembro Azul em Ilhéus alerta para cuidados com a saúde do homem‏

Campanha visa proteger saúde do homem
Reprodução

Com o objetivo de conscientizar o público masculino sobre a necessidade de manter o cuidado seu bem estar, a Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, realiza a campanha Novembro Azul. A iniciativa tem como ponto alto o alerta aos homens a partir dos 40 anos para a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata, bem como da Diabetes. Em Ilhéus, destaca o titular da Sesau, Antônio Ocké, a campanha será desenvolvida no período de 10 a 30 deste mês e ocorrerá no âmbito das unidades médicas do município.

A coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Bárbara Christian, destaca que o atendimento será realizado nas seguintes localidades: dia 10, Pontal (Igreja Moriá), dia 13, Mutirão do Sindicato dos Rodoviários (terminal urbano), dia 17, Conquista (unidade), 18, Barra de Itaípe (Igreja Católica), dia 19, Nelson Costa I e II (Caic Darcy Ribeiro), 23, Basílio I e II (unidade), dia 24, Iguape (unidade), 25, Ilhéus II (unidade), dia 26, Teotônio Vilela I, II, III e IV (Igreja Católica) e Nossa Senhora da Vitória I, II e III (unidade),  e, finalmente, dia 30 de novembro, Alto do Coqueiro (Igreja Católica).

Bárbara Christian informa que, nas unidades, o horário de atendimento será das 8 às 13 horas. Já o Mutirão do Sindicato dos Rodoviários, no terminal urbano, acontecerá das 8 às 16 horas. Bárbara adianta, também, que o chamado Dia D da Campanha Novembro Azul acontecerá no próximo dia 20, nas dependências da Central de Abastecimento do Malhado, na zona norte da cidade.

Novembro Azul - O movimento que acabou culminando na Campanha Novembro Azul surgiu na Austrália, país da Oceania, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, lembrado em várias partes do planeta em 17 de novembro.

Câncer de próstata, também denominado de carcinoma da próstata, é uma neoplasia que tem seu desenvolvimento na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. A maioria dos cânceres de próstata é de crescimento lento. As células cancerosas podem espalhar-se a partir da próstata para outras partes do corpo, particularmente para os ossos. Inicialmente, pode ser assintomática, mas em estágios avançados pode causar dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou dor na pelve, costas ou durante o ato de urinar.

Os sinais clínicos são muito semelhantes aos da hiperplasia benigna da próstata. Outros sintomas tardios podem incluir disfunção erétil e sensação de cansaço devido aos baixos níveis de células vermelhas no sangue. Geralmente,o câncer de próstata é diagnosticado após um teste de PSA elevado ou durante o exame de toque retal.